26/10/2015

HQ HISTÓRICA

Finalizei recentemente uma HQ (História em Quadrinhos) sobre a vida do Barão do Serro Azul e foi muito interessante.
Fui convidado pela empresa NMC (Núcleo de Mídia e Conhecimento) pra criar uma HQ sobre o Barão, convidei então a roteirista Carol Sakura, (já ilustrei um roteiro dela, pro livro, também de HQ's, Bocas Malditas, reparei que não escrevi sobre ele aqui, mas em breve posto sobre o material que ficou bem legal também) bem, a Carol embarcou comigo nessa viagem histórica e criou o roteiro da HQ.

Foram uns 4 meses de produção, a parte de esboços deu um trabalhão, pois a pesquisa referencial de cenários, vestimentas, transportes...etc, não foi fácil, os esboços tiveram muitos detalhamentos e rococós próprios do período.

Começamos os estudos pelo personagem principal, o Sr. Ildefonso. Abaixo alguns estudos apresentados ao cliente e o estilo aprovado.




Com o roteiro da Carol nas mãos, e o estilo definido, pude dar continuidade nos esboços das 36 páginas.

ALGUMAS PÁGINAS ESBOÇADAS


Resolvi fazer um "Making Of" em formato de GIF, do processo de produção. Escolhi 1 página dupla, rica em detalhes. A cena que ilustra a Revolução Federalista.

A colorização foi praticamente toda feita pela Flávia Ozik, mas no final do processo pelo prazo estar apertando, precisei chamar mais 2 ilustradores para nos ajudar com algumas páginas. Obrigadão Victoria Rossini e Kleber Santos, por essa força!



A capa, foi a última coisa a ficar pronta, já havia gerado 2 opções temporárias, mas no fim, a Flavinha teve a sacada de buscar uma textura próxima à couro, e também mudamos fontes e a faixa que nas opções anteriores, não conversavam entre si. A ideia foi deixar o material com a cara dos livros antigos, com esse "vinco" que também utilizamos para o nome da autora e meu. Ficou muito mais charmoso não?




 Algumas páginas finalizadas.






Essa HQ, na verdade é apenas uma parte do projeto do Fábio Chedid, da NMC, o projeto todo ainda esta em andamento e contará com um longa, um livro e com certeza o cara tem mais coisas na manga. Uma delas foi a exposição da HQ, no Solar do Barão, (sua residência enquanto vivo) a abertura foi dia 04 de outubro, e esta fazendo parte da Bienal de Curitiba. A exposição ficará em cartaz ate dia 24 de Abril de 2016, o que significa que você tem tempo pra visitar e garantir um exemplar que esta sendo distribuído na mostra.


ARTE DO CONVITE


ALGUMAS FOTOS DA ABERTURA DA EXPOSIÇÃO.






Deixo aqui o nosso agradecimento a todos os familiares, amigos, colegas que foram nos prestigiar nesse dia. Obrigada ao Cido Marques, meu tio, um fotógrafo de primeira, que trabalha na FCC, e por coincidência, cobriu o evento. Quem quiser ver mais fotos lindas , pode clicar aqui.
Foto da galera envolvida no projeto da HQ, André Felipe Pereira Martis, Flávia Ozik, Eu, Carol Sakura, Fábio Chedid e Fernanda Cheffer. Faltou a Victória e o Kleber que não puderam comparecer na abertura.

UM BÔNUS...

Caso você tenha simpatizado com o material e mora em outra cidade ou país, você pode ler toda a historinha online aqui. Massa né!

Bem, espero que tenham gostado, comentem aí o que acharam do processo, o que não gostaram... críticas, elogios e sugestões sempre são bem vindos.